sábado, 27 de novembro de 2010

Algodoal


O nome é Maiandeua (Mãe da Terra), mas é como Ilha de Algodoal que o local é mais conhecido. Esse pedacinho do céu está no município de Maracanã - região do Salgado. São 165 km pela rodovia BR-316 e PA-127.
A vila de Algodoal, além de ser a principal ilha, possui a melhor infra-estrutura para acomodação de turistas. As quatro vilas (Algodoal, Fortalezinha, Camboinha e Mocooca) são separadas entre si por porções de manguezais e seccionadas em alguns pontos por canais de maré.
Os 19 km² da Ilha de Algodoal são marcados pela tranquilidade, pelos cenários maravilhosos que atraem turistas de todo o mundo. A comunidade da ilha é formada por pessoas simples e receptivas que vivem, basicamente, da pesca, da agricultura de subsistência e, ultimamente, do turismo.
A praia da Princesa - na Ilha de Algodoal - tem quase 14 quilômetros de extensão e foi classificada pela revista americana Time como uma das dez mais bonitas do Brasil. Quem a conhece sabe que a classificação é justa. Na Princesa, há bares que funcionam nos períodos de alta temporada. Nesses bares é possível encontrar refeições simples, como peixe frito e caldeirada, lanches e as bebidas mais consumidas no Brasil: cerveja e caipirinha.

Para transitar entre as vilas, o meio de locomoção são as carroças ou seus próprios pés - a entrada e circulação de carros é proibida.

A simplicidade também é vista nos hotéis, pousadas, casas, cabanas de barro, restaurantes e barquinhos pesqueiros coloridos. Na maior parte do ano, a ilha é sossegada.





 
Quando ir
Evite ir nos meses de muita chuva, janeiro a março. Se gostar de agito, vá nos meses de mais movimento na ilha: janeiro e julho. Em agosto e setembro é temporada de turistas estrangeiros.